PsicoAlentejo – Portalegre

Consultas de Psicologia Crianças, Jovens e Adultos | Orientação Vocacional | Terapia da Fala

Workshop – Inteligência Emocional para Crianças


empatiaSabe-se hoje que as crianças que aprendem a conhecer as suas emoções e a controlá-las não só tendem a ter um melhor desempenho na escola, como também estão melhor preparadas para o mundo do trabalho e têm melhores competências para se relacionarem com os outros.

Por isso mesmo, propomos-lhe que enriqueça o tempo dos seus filhos com diversão e muitas aprendizagens! Através de contos, actividades de expressão plástica, dinâmicas de grupo, jogos e outras actividades lúdicas, criaremos espaços de reflexão e exercício das competências sociais.

Este Workshop é composto por um ciclo de 8 sessões. São sessões com actividades diferentes e com todos os benefícios que a leitura, o diálogo, a reflexão e o trabalho em grupo têm no desenvolvimento das crianças!

Deixamos-lhe então a descrição das competências a serem exercitadas com as crianças ao longo deste Workshop.

DESTINATÁRIOS:emoções 2

  • Crianças dos 6 aos 12 anos.

OBJECTIVO:

  • Formar crianças capazes de (re)conhecer as suas emoções e de controlá-las para ser bem-sucedidas e mais felizes.

DURAÇÃO:

  • 8 sessões de 120 minutos.

 

Competências a desenvolver:


AUTO-ESTIMA e VALORIZAÇÃO PESSOAL

Actividades de promoção do autoconhecimento das crianças e de expressão de uma imagem positiva de si mesmas, valorizando as suas capacidades e limitações, descobrindo a sua identidade pessoal e social e aprendendo a identificar o que sentem e a expressá-lo aos outros.

Sessão 1: “Espelho meu, espelho meu… Diz-me, quem sou eu?”

Sessão 2: “Gosto de gostar de mim”


emotional-child

CONTROLO EMOCIONAL e ASSERTIVIDADE

Com o objectivo de treinar com as crianças estratégias de autocontrolo e de gestão da frustração, bem como de favorecer o respeito pelos outros e de desenvolver competências sociais.

Para além de ensinar as crianças diferentes formas de se acalmarem, treinar-se-ão estratégias para resolver situações de conflito. Esta é uma competência muito importante, na medida em que é muito eficaz na prevenção de situações de violência. O controlo emocional é fundamental quando se interage com outras pessoas, como acontece com os colegas da escola. Nestas sessões, as crianças vão realizar muitos jogos que as ajudarão a controlar melhor as suas emoções e, consequentemente, a evitar conflitos.

Sessão 3: “Comando as minhas emoções”

Sessão 4: “Aprendo a falar… sem magoar!”


EMPATIA

Treinar a capacidade de escuta e a capacidade de as crianças se colocarem no lugar dos outros, dada a necessidade urgente de promover a empatia e os comportamentos pró-sociais desde cedo no desenvolvimento das crianças.

Sessão 5: “Compreendo-te e aceito-te”

Sessão 6: “Diz-me quem ajudas, dir-te-ei quem és”


RESOLUÇÃO DE PROBLEMASinteligencia emocional

Com o objectivo de fomentar o sentido de competência pessoal das crianças, mostrando-lhes que são capazes de resolver situações difíceis de maneira adequada, realizaremos actividades de estimulação da criatividade e de resolução de problemas.

Sessão 7: “Estou a crescer, sou capaz de resolver”

Sessão 8: “Este sou eu e confio em mim”


inscrição

Anúncios