PsicoAlentejo – Portalegre

Consultas de Psicologia Crianças, Jovens e Adultos | Orientação Vocacional | Terapia da Fala

Ginásio do Cérebro Júnior

 

Ginásio do Cérebro Júnior

No Ginásio do Cérebro Júnior pretende-se promover o desenvolvimento das crianças ao estimular e exercitar, por um lado, as funções cerebrais como a memória, atenção, concentração, imaginação e criatividade. Estas funções assumem particular importância no contexto escolar, uma vez que envolvem processos cognitivos inerentes à resolução de problemas e à própria aprendizagem. Por outro lado, também se promove o desenvolvimento da inteligência emocional, tão importante para a compreensão dos próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros, assim como saber expressar-se emocionalmente de forma adequada ou ajustada (assertividade).

A intervenção realiza-se em grupo, sendo adequada à idade e às características de cada grupo. As actividades desenvolvidas no Ginásio do Cérebro Júnior concretizam-se através de dinâmicas e exercícios intelectualmente desafiantes mas ao mesmo tempo muito divertidas, com características de jogo e brincadeira de modo a diferenciar-se da escola e como forma de facilitar o envolvimento por parte das crianças.

Benefícios do Ginásio do Cérebro Júnior


  •  Benefícios ao nível do desempenho escolar:

Ginásio do Cérebro Júnior procura responder à necessidade de desenvolver com cada criança as competências necessárias ao sucesso escolar, complementando todo o trabalho desenvolvido pelos professores, tornando a aprendizagem um momento de satisfação e gratificação pessoal.

  • Benefícios no desenvolvimento emocional e social:

A realização das actividades em grupos também permite o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, facilitando o seu ajustamento social ao promover a capacidade de interpretar emoções nos outros, mas também de conhecer e expressar adequadamente o que se sente e pensa.


DESTINATÁRIOS:

  • Crianças com idades entre os 4 e 12 anos.

inscrição


 Brincar promove o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança!

brincadeira criancasAs brincadeiras e os jogos são o meio de expressão natural das crianças, é a brincar que ensaiam papéis presentes e futuros (filho, amigo, aluno, etc.), expressam emoções e pensamentos, testam limites e tentam compreender o mundo. Brincar é o meio de auto-expressão natural da criança, podendo exprimir sentimentos de frustração, medo, insegurança ou agressividade. O jogo e a brincadeira na criança são um espelho dela própria. Por isso mesmo, as crianças devem ser incentivadas a brincar como forma de promover o seu desenvolvimento.

Ao nível cognitivo, as brincadeiras e os jogos nos primeiros anos de vida da criança permitem o desenvolvimento das estruturas do pensamento abstracto. Ao imaginar e representar simbolicamente a realidade nas brincadeiras, a criança está a desenvolver a sua capacidade de planificar acções e negociações, resolver problemas, assim como, competências que lhe permitam direccionar as suas acções de modo a atingir determinadas metas futuras. Compreender e ter noção de seguir e executar regras previamente determinadas, não só facilitam as aprendizagens como se revelam positivas para o desenvolvimento social. A ausência de um convívio social adequado na infância tem sido apontado como factor para o desenvolvimento de ansiedade social, solidão, depressão, baixa auto-estima e dificuldades escolares.

Deste modo,  promove-se o desenvolvimento de representações mentais extremamente importantes não só para o desenvolvimento emocional e social, como também para o sucesso escolar, tais como: a leitura, a compreensão e interpretação, o uso de símbolos matemáticos, o raciocínio lógico, entre outras.

Os estudos científicos apontam para uma correlação entre as competências cognitivas e as brincadeiras de boa qualidade. Portanto, se a criança não tiver oportunidades de brincar e jogar adequadamente, as suas capacidades relacionadas com a resolução de problemas, competências sociais e desempenho escolar, podem ser diminuídas. Estas competências complexas envolvem diversas áreas do cérebro que são mais susceptíveis de se desenvolver e prosperar se estiverem num ambiente rico de estímulos e de brincadeiras adequados e de alta qualidade.

Anúncios