PsicoAlentejo – Portalegre

Consultas de Psicologia Crianças, Jovens e Adultos | Orientação Vocacional | Terapia da Fala

Consulta Pré-Escolar e de Prontidão Escolar

crianca-escola-1“Se uma criança não aprende da forma como ensinamos, talvez seja melhor ensinarmos da forma como ela aprende.”

Marion Welchmann            

Certifique-se de que o seu filho possui os pré-requisitos para a aprendizagem, de modo a minimizar as hipóteses de este se deparar com dificuldades.

Ao iniciar a escolaridade, a criança deve ter um conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida.

Se iniciar o 1.º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências, as dificuldades iniciais com que se confronta podem fazer com que a criança vivencie situações de frustração e de insegurança que tenderão a agravar a sua capacidade de aprendizagem e, eventualmente, a comprometer o sucesso escolar a longo prazo.

Assim sendo, esta avaliação especializada do desenvolvimento das competências que se desenvolvem durante os anos pré-escolares é particularmente importante:

  • Nas situações de Entrada Condicional, em que a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro.
  • Quando a criança apresenta capacidades acima da média, que possam justificar a antecipação da entrada no 1.º ano. É o caso de crianças que só completam os 6 anos após 31 de Dezembro e para as quais é exigido um parecer técnico fundamentado por uma avaliação psicopedagógica que comprove a existência de competências para o início da escolaridade antes da idade prevista.
  • Quando a criança está em idade de iniciar a escolaridade mas revela atraso em algumas áreas do desenvolvimento que podem justificar a permanência no Jardim-de-Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento da matrícula, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem. Também neste caso é exigido um parecer técnico fundamentado por uma avaliação psicopedagógica que comprove a inexistência de competências para o início da escolaridade na idade prevista.

Objectivos:

  • Avaliar a maturidade da criança para o ingresso no 1.º Ciclo;
  • Avaliar as aptidões que maior influência têm para a aprendizagem da leitura, escrita e aritmética, valorizando-se conhecimentos de vocabulário, aspectos quantitativos, memória, percepção visual e coordenação visuo-motora;
  • Explorar as expectativas face à entrada na Escola; e
  • Detectar precocemente algumas dificuldades específicas da criança, possibilitando a utilização de estratégias de intervenção adequadas que contribuam para o desenvolvimento das áreas mais deficitárias.

Destina-se a:

  • Crianças que vão iniciar a escolaridade obrigatória;
  • Avaliação Psicopedagógica para entrada antecipada no 1º Ciclo;
  • Crianças em fases iniciais de aprendizagem da leitura e escrita; e
  • Crianças que revelem desde cedo alterações ao nível do desenvolvimento, nomeadamente da linguagem, do desenvolvimento social, do raciocínio, da memória visual e auditiva, da consciência fonológica ou ao nível da aquisição de conceitos quantitativos, entre outras.

Metodologia:

  • Entrevista aos pais onde são recolhidas informações relevantes acerca do desenvolvimento da criança.
  • Aplicação de provas psicológicas que permitam identificar o seu perfil psico-educacional, permitindo conhecer as aptidões distribuídas por áreas fortes, fracas e necessidades. Esta avaliação permite conhecer a criança, fazendo uma caracterização do seu desenvolvimento, mas também conhecer o seu potencial de aprendizagem.
  • Devolução dos resultados e entrega de relatório com uma caracterização detalhada das áreas avaliadas e das necessidades de intervenção.
  • Após o processo de Avaliação poderá ser proposto a realização de uma intervenção com a criança e pais no sentido de minorar as dificuldades e promover competências.

Nota: Cada consulta tem a duração de 60 minutos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s