PsicoAlentejo – Portalegre

Consultas de Psicologia Crianças, Jovens e Adultos | Orientação Vocacional | Terapia da Fala

Primeira Consulta de Psicologia: O que devo saber?

As primeiras consultas são um período de avaliação para o cliente e para o psicólogo:

  • O cliente deverá ficar a saber como funcionam as consultas e decidir se quer continuar e iniciar o processo terapêutico. Será sempre ao cliente que cabe a escolha. Pode sempre colocar as suas dúvidas e questões. É essencial que se sinta confortável e seguro com o psicólogo, assim como sinta que este o compreende e aceita. A relação entre psicólogo e cliente começa aqui.
  • O psicólogo, neste primeiro contacto, ouve as queixas, traça objectivos de intervenção e faz uma proposta de trabalho ao cliente. Além disso explica o método de trabalho que utiliza, o valor e a periocidade das sessões. A confidencialidade é um valor e um princípio muito importante para os psicólogos. À partida, nada do que é dito em situação de consulta poderá “transpirar” para fora do consultório.
 Perguntas que o psicólogo tentará clarificar na primeira consulta:

  • Qual é a minha queixa?
  • Qual é o meu pedido de ajuda?
  • O que pretendo/espero obter do trabalho do psicólogo?

Consultas com crianças e adolescentes

A primeira consulta acontece somente com os pais da criança ou adolescente (ou seus representantes legais) e tem como foco central o conhecimento do que os preocupa e motiva o pedido de consulta. Na consulta seguinte é realizada a entrevista com a criança ou o adolescente. Caso o psicólogo e os pais considerem pertinente, poderão ser também contactados outros familiares ou pessoas significativas na vida da criança ou do jovem, de forma a completar ou acrescentar informações.

O psicólogo privilegia o envolvimento dos pais nas consultas, considerando que para uma ajuda eficaz este processo deve ser partilhado. Assim, os pais são convidados a ser uma espécie de co-terapautas, ajudando a criança a continuar a aplicar em casa práticas iniciadas em consulta.

Arnaldo Trindade

Membro da Ordem dos Psicólogos

Cédula Profissional n.º 14652

marcacao de consulta

Anúncios

Os comentários estão fechados.