PsicoAlentejo – Portalegre

Consultas de Psicologia Crianças, Jovens e Adultos | Orientação Vocacional | Terapia da Fala

A PsicoAlentejo e a promoção do potencial humano

imagem1

A marca PsicoAlentejo foi concebida e desenvolvida pelos psicólogos Arnaldo Trindade e Ana Sofia Trindade, de forma a agregar um conjunto de projetos e frentes de intervenção que vão desde a prestação de consultas de psicologia educacional em contexto privado até à realização de parcerias com associações de pais, escolas, universidades seniores, Instituições Particulares de Solidariedade Social, empresas ou mesmo entidades públicas que solicitem consultoria ou o desenvolvimento de projetos comunitários a médio ou longo prazo.

Empreender no Alentejo não é tarefa fácil, porém as necessidades e carências sentidas pelas populações na área dos cuidados de saúde mental, suscitaram nestes dois psicólogos formados em Évora, a energia necessária para criar a sua própria oportunidade de trabalho. Disciplina, autonomia, flexibilidade e não virar costas às adversidades são valores constantes no quotidiano deste projeto com dezoito meses de existência.

A prestação dos serviços PsicoAlentejo tem vindo a funcionar em parceria com clínicas nas localidades alentejanas de Portalegre, Campo Maior, Borba e Estremoz, sobretudo no âmbito da realização de consultas de psicologia educacional, orientação escolar e vocacional, avaliação psicológica, treino de métodos e hábitos de estudo e desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens. Em parceria com associações de pais, a PsicoAlentejo disponibiliza workshops de treino de competências parentais, bem como programas de promoção da inteligência emocional e programas de promoção cognitiva para estudantes.

Neste sentido, um dos princípios orientadores das ações dinamizadas pela PsicoAlentejo passa precisamente por desmistificar a visão redutora da Psicologia enquanto resposta exclusivamente direcionada para a intervenção em problemas ou situações negativas. A ajuda psicológica tem também o potencial de criar oportunidades de autoconhecimento, crescimento pessoal e aperfeiçoamento de competências. Esta premissa permitiu desenvolver o projeto “Ginásio do Cérebro”. Destinado a populações de todas as idades, aplica os conhecimentos da psicologia aliados às estratégias do neurofitness, com o intuito de promover e estimular capacidades cognitivas fundamentais. Pode beneficiar os seus utilizadores, por exemplo, na resolução de problemas diários, manutenção da atenção num determinado objetivo ou procedimento, concretização de metas pessoais, escolares e profissionais ou até pelo simples prazer de manter a menta ativa, criando reservas cognitivas muito importantes para a preservação da autonomia e flexibilidade mental ao longo do processo de envelhecimento.

As aspirações dos dois psicólogos para o futuro da PsicoAlentejo passam por uma maior abrangência territorial no Alentejo, sendo para isso estratégico o estabelecimento de novas parcerias, com vista à sua consolidação enquanto agente de mudança na comunidade através de projetos não só de psicologia, como também nas áreas da consultoria, desenvolvimento pessoal e formação profissional no âmbito das soft skills, que permitam elevar o potencial do capital humano da região alentejana.

Anúncios

Os comentários estão fechados.